COMPETÊNCIA E HABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES
Segundo o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”. Para implantação do modelo de gestão alguns pressupostos devem ser estabelecidos e difundidos na organização, para integração da filosofia da empresa, de acordo com Gramigna (2007), são eles:
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) Clareza de que cada tipo de negócio, precisa de pessoas com perfis específicos.
( ) Cada setor de trabalho tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais com perfis e competências especificas.
( ) Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de gestão, são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.
( ) Visão ampla de que sempre haverá demanda para o desenvolvimento de novas competências, que as mudanças existem, e que as necessidades de hoje, certamente serão outras no futuro, exigindo o desenvolvimento de novas competências.
( ) Definição de competências e o estabelecimento das metodologias que deverão ser adotadas para o desenvolvimento dessas estratégias.
( ) Reconhecimento de que a gestão, deve promover os processos inflexíveis de desenvolvimento de competências com a finalidade da superação de desafios com autonomia.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – F – V – F – V – F
V – V – F – V – F – F
V – V – V – V – V – F
F – F – V – V – V – F
V – F –F – V – V – F
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”. Ao se abordar os desafios do modelo de competência, deve considerar a nova dinâmica à competição empresarial, a globalização, quanto a esses desafios pode se destacar:
Analise as afirmativas apresentadas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) comunicação constante entre troca de informações, que permite estabelecer competências essenciais determinantes para a sobrevivência os negócios.
( ) empresas traçam estratégias organizacionais de competitividade que extrapolam economias locais, para uma nova ordem mundial a da globalização.
( ) a globalização passa a exigir das empresas um alto nível de preparo da gestão para saber identificar e estabelecer estratégias que contemplem essas exigências globais.
( ) a globalização passa a exigir foco nos recursos utilizados como matérias-primas, excluindo o conhecimento, dando ênfase ao sistema do capital e a finanças.
( ) o predomínio das formas político-democráticas dos países desenvolvidos e a internacionalização do sistema produtivo.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – F – F – F – V
V – F – V – F – V
V – V – V – F – V
F – V – V – V – F
V – F – V – F – F
Conforme o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”. Dentre os modelos de observação e mensuração do comportamento que promovem o desenvolvimento das competências, se tem o Behaviorista, esse considera:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Analisa o comportamento como estudo das relações entre eventos estimuladores e respostas e seu processo.
II) Analisa o comportamento, além dos estímulos, as respostas em que o processo de aprendizagem significa sua estruturação.
III) Analisa aprendizagem de conceito e resolução de situações complexa, dita, problemas, considerando as crenças.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. No modelo de gestão por competências é possível gerenciar os GAPs (termo em inglês que significa um distanciamento; afastamento, separação, uma lacuna ou um vácuo). Nesse sentido, para que os GAPs sejam solucionados e os objetivos da empresa sejam atingidos, deve se utilizar de várias técnicas e métodos para:
Analise as afirmativas.
I. Facilitar os diagnósticos, identificando os (GAPs) espaços de erros que existem.
II. Fundamentação de ações corretivas dos GAPs, contribuindo para o alcance dos objetivos da organização.
III. Uso de ações que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para os objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. São abordadas por Gramigna (2007) algumas competências de suporte compiladas do mercado brasileiro. Dentre elas se tem:
Analise as afirmativas.
I. Autodesenvolvimento e Gestão do conhecimento.
II. Capacidade de adaptação e flexibilidade.
III.Capacidade empreendedora e negocial.
IV.Comunicação, interação, criatividade e inovação.
Assinale a alternativa correta.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações, após a análise para se definir as competências, torna-se necessária a revisão e realinhamento para a construção do mapeamento, de acordo com Dutra (2007) qual os tipos de competências devem ser mapeados:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
V – F – V – F – V – F
V – V – F – V – F – F
V – V – V – V – V – F
F – F – V – V – V – F
V – F –F – V – V – F
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”. Ao se abordar os desafios do modelo de competência, deve considerar a nova dinâmica à competição empresarial, a globalização, quanto a esses desafios pode se destacar:
Analise as afirmativas apresentadas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) comunicação constante entre troca de informações, que permite estabelecer competências essenciais determinantes para a sobrevivência os negócios.
( ) empresas traçam estratégias organizacionais de competitividade que extrapolam economias locais, para uma nova ordem mundial a da globalização.
( ) a globalização passa a exigir das empresas um alto nível de preparo da gestão para saber identificar e estabelecer estratégias que contemplem essas exigências globais.
( ) a globalização passa a exigir foco nos recursos utilizados como matérias-primas, excluindo o conhecimento, dando ênfase ao sistema do capital e a finanças.
( ) o predomínio das formas político-democráticas dos países desenvolvidos e a internacionalização do sistema produtivo.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – F – F – F – V
V – F – V – F – V
V – V – V – F – V
F – V – V – V – F
V – F – V – F – F
Conforme o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”. Dentre os modelos de observação e mensuração do comportamento que promovem o desenvolvimento das competências, se tem o Behaviorista, esse considera:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Analisa o comportamento como estudo das relações entre eventos estimuladores e respostas e seu processo.
II) Analisa o comportamento, além dos estímulos, as respostas em que o processo de aprendizagem significa sua estruturação.
III) Analisa aprendizagem de conceito e resolução de situações complexa, dita, problemas, considerando as crenças.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. No modelo de gestão por competências é possível gerenciar os GAPs (termo em inglês que significa um distanciamento; afastamento, separação, uma lacuna ou um vácuo). Nesse sentido, para que os GAPs sejam solucionados e os objetivos da empresa sejam atingidos, deve se utilizar de várias técnicas e métodos para:
Analise as afirmativas.
I. Facilitar os diagnósticos, identificando os (GAPs) espaços de erros que existem.
II. Fundamentação de ações corretivas dos GAPs, contribuindo para o alcance dos objetivos da organização.
III. Uso de ações que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para os objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. São abordadas por Gramigna (2007) algumas competências de suporte compiladas do mercado brasileiro. Dentre elas se tem:
Analise as afirmativas.
I. Autodesenvolvimento e Gestão do conhecimento.
II. Capacidade de adaptação e flexibilidade.
III.Capacidade empreendedora e negocial.
IV.Comunicação, interação, criatividade e inovação.
Assinale a alternativa correta.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações, após a análise para se definir as competências, torna-se necessária a revisão e realinhamento para a construção do mapeamento, de acordo com Dutra (2007) qual os tipos de competências devem ser mapeados:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
V – F – F – F – V
V – F – V – F – V
V – V – V – F – V
F – V – V – V – F
V – F – V – F – F
Conforme o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”. Dentre os modelos de observação e mensuração do comportamento que promovem o desenvolvimento das competências, se tem o Behaviorista, esse considera:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Analisa o comportamento como estudo das relações entre eventos estimuladores e respostas e seu processo.
II) Analisa o comportamento, além dos estímulos, as respostas em que o processo de aprendizagem significa sua estruturação.
III) Analisa aprendizagem de conceito e resolução de situações complexa, dita, problemas, considerando as crenças.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. No modelo de gestão por competências é possível gerenciar os GAPs (termo em inglês que significa um distanciamento; afastamento, separação, uma lacuna ou um vácuo). Nesse sentido, para que os GAPs sejam solucionados e os objetivos da empresa sejam atingidos, deve se utilizar de várias técnicas e métodos para:
Analise as afirmativas.
I. Facilitar os diagnósticos, identificando os (GAPs) espaços de erros que existem.
II. Fundamentação de ações corretivas dos GAPs, contribuindo para o alcance dos objetivos da organização.
III. Uso de ações que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para os objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. São abordadas por Gramigna (2007) algumas competências de suporte compiladas do mercado brasileiro. Dentre elas se tem:
Analise as afirmativas.
I. Autodesenvolvimento e Gestão do conhecimento.
II. Capacidade de adaptação e flexibilidade.
III.Capacidade empreendedora e negocial.
IV.Comunicação, interação, criatividade e inovação.
Assinale a alternativa correta.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações, após a análise para se definir as competências, torna-se necessária a revisão e realinhamento para a construção do mapeamento, de acordo com Dutra (2007) qual os tipos de competências devem ser mapeados:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. No modelo de gestão por competências é possível gerenciar os GAPs (termo em inglês que significa um distanciamento; afastamento, separação, uma lacuna ou um vácuo). Nesse sentido, para que os GAPs sejam solucionados e os objetivos da empresa sejam atingidos, deve se utilizar de várias técnicas e métodos para:
Analise as afirmativas.
I. Facilitar os diagnósticos, identificando os (GAPs) espaços de erros que existem.
II. Fundamentação de ações corretivas dos GAPs, contribuindo para o alcance dos objetivos da organização.
III. Uso de ações que promovam o desenvolvimento de competências essenciais para os objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. São abordadas por Gramigna (2007) algumas competências de suporte compiladas do mercado brasileiro. Dentre elas se tem:
Analise as afirmativas.
I. Autodesenvolvimento e Gestão do conhecimento.
II. Capacidade de adaptação e flexibilidade.
III.Capacidade empreendedora e negocial.
IV.Comunicação, interação, criatividade e inovação.
Assinale a alternativa correta.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações, após a análise para se definir as competências, torna-se necessária a revisão e realinhamento para a construção do mapeamento, de acordo com Dutra (2007) qual os tipos de competências devem ser mapeados:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações. São abordadas por Gramigna (2007) algumas competências de suporte compiladas do mercado brasileiro. Dentre elas se tem:
Analise as afirmativas.
I. Autodesenvolvimento e Gestão do conhecimento.
II. Capacidade de adaptação e flexibilidade.
III.Capacidade empreendedora e negocial.
IV.Comunicação, interação, criatividade e inovação.
Assinale a alternativa correta.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações, após a análise para se definir as competências, torna-se necessária a revisão e realinhamento para a construção do mapeamento, de acordo com Dutra (2007) qual os tipos de competências devem ser mapeados:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
No capítulo "Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências" do livro Competências e Habilidades nas Organizações, após a análise para se definir as competências, torna-se necessária a revisão e realinhamento para a construção do mapeamento, de acordo com Dutra (2007) qual os tipos de competências devem ser mapeados:
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
Competências humanas e conceituais.
Competências técnicas e de suporte.
Competências científicas e empíricas.
Competências analíticas e homogêneas.
Competências teóricas e complementares.
Conforme a leitura e estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Em relação a Gestão de pessoas por competências, quais os motivos para o seu surgimento, a forma (como) e quando passaram a ser tendência na atualidade:
Analise as afirmativas e assinale com V – verdadeira e F – falsa conforme a seguir.
( ) Em 1973 teve início os estudos sobre o modelo de competências aplicado a gestão com David McClelland, com ênfase nos aspectos comportamentais, defendeu a invalidade dos testes de aptidões e inteligências aplicados aos estudantes, pois esses não previam o sucesso fora do ambiente escolar quanto ao desempenho futuro.
( ) O estudo das competências no mundo empresarial teve como precursor Richard Boyatizis, que definiu as competências como um estoque de conhecimentos habilidades e atitudes que permitem ao indivíduo alcançar resultados diferenciados.
( ) Na década de 1980, devido a industrialização, as empresas foram pressionadas a se adaptarem e reformularem seus processos, tendo como pilares para decisões a qualidade, a valorização do indivíduo e a expansão da capacidade produtiva.
( ) Como resposta para mudanças significativas, foram necessários programas de investimento em pessoas e a implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas.
( ) Os avanços tecnológicos e o alto nível de qualificação para os cargos, também contribuiu para as novas exigências para empresas, devido a previsão do aumento do desemprego.
( ) Exige-se profissionais com habilidades de raciocínio, comunicação e preparo para resolução de problemas, em que a formação de competências torna-se essencial para se manter no mercado de trabalho.
( ) As empresas passaram a atuar num ambiente organizacional competitivo, ajustando a gestão as tendências e pressões do mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
V – V – F – V – F –F – F
V – F – V – V – F –V – V
V – V – V – V – V –V – V
V – V – V – F – V –F – F
V – F – F – F – F – F – V
De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”, são abordados os motivos para as mudanças e para os investimentos em novas ferramentas de gestão de pessoas. Nesse sentido, as motivações se relacionam a :
Assinale as alternativas com (V) para verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) mudanças ambientais surgidas na década de 1980, com foco na produtividade e reprodução de modelos mecanicistas.
( ) industrialização que tensionou as empresas a se adaptarem e reformularem seus processos.
( ) valorização do indivíduo, expansão da capacidade produtiva e tecnológica voltada para qualidade.
( ) aumento do desemprego e exigência de baixo nível de qualificação profissional na formação de competências.
( ) processos com foco e metas, em plena expansão de mercado e qualidade em expansão dos modelos ambientais.
Assinale a alternativa correta que corresponde a sequência das afirmativas verdadeiras e falsas.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
V – V – F – F – V
V – V - V – F – F
F – V – V – V – V
F – V – V – F – V.
V – F – V – V – F
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que:
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
Com base na discussão do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto a movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas, pode-se afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir.
I) Referem-se as transformações físicas do mercado, a abordagem de competências, ao desenvolvimento dos processos de gestão e a valorização das pessoas.
II) Referem-se as mudanças de local de trabalho, a abordagem de competências, no desenvolvimento das potencialidades e em agregar a valorização das pessoas.
III) Referem-se a processo físico de movimento dentro da organização, estabelece vantagens competitivas por meio das competências e integrar valor as pessoas.
Assinale a alternativa correta.
consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.
é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.